Posso cancelar cartão de crédito mesmo devendo à administradora?

Ter um cartão de crédito pode ser uma ótima opção, porém, pode ser tornar um motivo de endividamento caso o consumidor não os utilizar com sabedoria.

Dívidas de cartão de crédito podem acabar virando uma bola de neve se você não cuidar. Caso você não consegue mais quitar o valor cheio e começou a pagar o mínimo do cartão, você pode evitar o acúmulo excessivo de dívidas solicitando o cancelamento do cartão.

Sim, isto é possível. Mesmo não muito divulgada pelos bancos e operadoras de cartão de crédito, mesmo que você tenha uma dívida no seu cartão é seu direito solicitar o cancelamento quando quiser. Embora alguns digam que somente possam ser cancelados após a quitação da dívida.

Mas lembre-se: mesmo cancelando o cartão, sua dívida continua e deve ser paga. Cancelar cartão apenas é uma medida para evitar que sua dívida cresça ainda mais já que você não está conseguindo cumprir.

O que acontece é que, caso você não consiga quitar toda a dívida de uma única vez, você pode negociar com o banco parcelas que caibam no seu bolso e continuar pagando-as mensalmente. Assim, você cancela o cartão de crédito de plástico. Dessa forma, ele estará bloqueado para novas compras, não cobra anuidade e sua dívida não acumula.

Posso cancelar um cartão de crédito mesmo devendo à administradora?

Posso cancelar um cartão de crédito mesmo devendo à administradora?

Como cancelar um cartão de crédito?

É um direito seu como consumidor cancelar o cartão de crédito a qualquer momento, uma vez que ele é um serviço como qualquer outro.

Este é um dos direitos estabelecidos pela Constituição Federal no artigo 5º:

“II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;”

Para bloquear ou cancelar cartão de crédito mesmo devendo à administradora, primeiramente você deve entrar em contato com o banco ou a instituição de crédito.

Esse contato pode ser feito via autoatendimento, cujo número está no verso do cartão ou ir pessoalmente na agência.

É recomendado que sempre tenha um documento registrando a sua solicitação e confirmando a sua solicitação de cancelamento. Caso seja feito por telefone, anote o número do protocolo. Somente assim você terá como comprovar o cancelamento em caso de processo judicial.

Qual a vantagem de cancelar?

O cancelamento do cartão de crédito é a melhor solução para evitar o endividamento excessivo, a chamada “bola de neve”, ou acumulo de juros quando você paga somente o valor mínimo da fatura ou outro valor que não seja o total.

Os juros do crédito rotativo são altíssimos, o que significa um crescimento exponencial da sua dívida. Ao cancelar o cartão de crédito, mesmo que você continue devendo, o montante da dívida para de crescer.

Na verdade, o cancelamento faz com que não e some mais os encargos e juros remuneratórios mensais contratados, pois não haverá mais o contrato.

Como a dívida ainda existe, só se paga os “juros de mora”, que são os juros de 1% ao mês estipulados por lei e cobrados em caso de atraso no pagamento, bem como a correção monetária mensal.

Caso você não consiga pagar o valor integral da dívida remanescente, negocie com a administradora parcelas mensais que caibam no seu bolso.

Mas atenção, ao parcelar a dívida, você está se comprometendo a pagar. Nunca deixe a dívida de lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *