Como cancelar uma compra no cartão de crédito

Algumas vezes acabamos fazendo compras por impulso. Com isto muitos usuários desejam cancelar uma compra no cartão de crédito.

Neste caso, o estorno é a forma de reverter esse problema conforme Fundação PROCON. Ou seja, na opção de desistência, cancelamento ou erro no valor da compra.

Esta opção também funciona caso não ocorra reconhecimento, ou então a compra não foi autorizada pelo cliente.

Deste modo, se o cancelamento ou desistência acontecer no mesmo dia, é preciso verificar com lojista ou local para estorno. Nestes casos o cliente pode solicitar o protocolo, comprovante e declaração escrita. Essa situação precisa que o item seja efetuado ou solicitado pelo estabelecimento.

Caso tiver negativa ou impossibilidade de mudança, o recomendado é procurar a administradora do cartão.

Direitos dos usuários para cancelar uma compra no cartão de crédito

O usuário tem direito em cancelar uma compra no cartão de crédito. Essa situação os direitos do consumidor tem como base o decreto 6523/08. O decreto informa:

Quando a demanda versar sobre serviço não solicitado ou cobrança indevida, a cobrança será suspensa imediatamente. Salvo se o fornecedor indicar o instrumento por meio do qual o serviço foi contratado e comprovar que o valor é efetivamente devido“.

O estorno vai ser feito quando pagou um valor indevido. Nesse caso, o consumidor pode devolver o dinheiro, em depósito.

No geral, existem as seguintes situações:

Reconhece a compra e se arrependeu

Se o processo foi feito fora da loja de forma legal você tem direito de sete dias para pedir seu cancelamento.

O ideal é entrar em contato com a loja antes de emitir a nota fiscal, para evitar o envio e devolução. Caso não consiga, faça a formalização depois que a nota for emitida. Guarde o protocolo e comprovante.

O ressarcimento ocorre no cartão por meio de lançamento negativo (ou créditos). Para compra no estabelecimento o vendedor não é obrigado a canelar.

Reconhece a compra, mas não é satisfatória

Se o produto não corresponde à oferta é preciso comunicar o vendedor. Além disso, ao receber você tem direito de abrir em frente ao entregador e recusar receber se tiver danificada ou divergente.

Os produtos com defeito o prazo é de 30 dias para itens não duráveis e 90 para duráveis. Essa situação a cobrança é cancela e a administradora entra em contato com retorno definitivo de 45 dias.

Reconhece a compra e tem divergência de valor

A compra pode vir duplicada, para isto entre em contato com a loja. Essa situação é comprova pelo lojista e cancelada rapidamente. Não se esqueça de guardar a nota fiscal.

Não reconhece a compra

Se tiver cobranças indevidas fale com a administradora. Normalmente como segurança ela cancela o cartão e emite outro.

Aprenda a cancelar uma compra no cartão de crédito

Com o conhecimento das situações que podem ser feita o cancelamento. Veja as opções.

  • O usuário pode ir ao estabelecimento, para que façam o estorno do valor que virá na próxima fatura;
  • Caso a loja não estornar, procura o banco do seu cartão de crédito. Neste caso, ligue para o 0800 e apresente a situação e solicite o estorno da cobrança.

No geral o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito ao cancelamento de compra em até sete dias. Deste modo, com as orientações acima é possível cancelar uma compra no cartão de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *